
Trabalho Individual com Componente de Equipa
Ângela Carvalho
​
a) Individual- Ao longo do semestre considero que tive um bom desempenho na realização dos trabalhos propostos. Trabalhei ativamente e de forma positiva e por essa mesma razão acho que mereço um 17.
(Grupo)- Relativamente á avaliação do grupo, posso dizer que independentemente dos altos e baixos que enfrentamos na realização das tarefas propostas, e devido á dificuldade em realizar algumas, como por exemplo o Wikipédia, o grupo tentou sempre procurar superar as dificuldades e trabalhar com bastante empenho em tudo o que nos foi proposto. Por estas razões considero que o grupo merece como avaliação final um 18.
b) O trabalho que nos foi proposto realizar ao longo do semestre não foi algo muito fácil de realizar. Só com uma boa organização e um bom ambiente entre o grupo, e claro o empenho de todos os elementos, é que possibilitava a concretização destas tarefas. Contudo, o facto de a maioria das pessoas ter apenas conhecimentos básicos á cerca de como criar um site e como saber trabalhar nele, constituiu um dos aspetos negativos. Os aspetos positivos foram, sem dúvida a adquirição de novos conhecimentos, como por exemplo como criar uma página no Wikipédia, e obviamente como criar um site e fazer uma boa gestão deste.
Maria João Costa
a) Individual - Tendo em conta todo o trabalho que realizei ao longo deste semestre, considero que mereço um 15. Debrucei-me sobre todos os trabalhos e realizei aquilo que me competia em cada um deles por forma a que o resultado final fosse o esperado por todos nós.
(Grupo) – No início do semestre tinha uma ideia de que a elaboração dos trabalhos de grupo viesse a ser mais fácil, tendo em conta que a própria professora tinha dito que eramos capazes de fazer tudo numa “festa pijama”. No entanto, alguns dos trabalhos acabaram por se revelar numa dor de cabeça para todos (o Wikipédia, por exempo), por vários motivos. Todavia, o mais importante, é que todos os trabalhos acabaram por ser executados dentro do prazo previsto. Assim sendo, não posso destacar nenhum elemento ao certo do grupo, uma vez que todos acabaram por dar o seu contributo na sua totalidade, merecendo como avaliação final um 18.
​
b) O trabalho realizado ao longo do semestre, foi de certo modo difícil de concretizar tendo em conta que realizamos tarefas completamente distintas daquelas a que estávamos habituados, no entanto, também apenas nos mostrou que com esforço conseguimos atingir os nossos objetivos. Apreciamos, o facto deste trabalho ter sido realizado em suporte eletrónico, fazendo com que nós, tivéssemos a oportunidade de aprofundar os nossos conhecimentos nesta área. Neste momento, por exemplo, todos somos capazes de gerir um site, ou criar uma página Wikipédia, coisa que antes era impensável.
Não foi algo simples de se concretizar, tal como dissemos mais acima, contudo, e com a ajuda de todos, tudo se tornou mais simples, sendo que as dúvidas foram sendo esclarecidas eficazmente
Rosiani Marcos
a) Individual- comparativamente à prestação dos colegas neste trabalho considero que a minha avaliação deva ser 14 pois esforcei me para conseguir juntamente com o grupo cumprir todas as propostas
(Grupo)- na verdade considero que as atividades propostas não foram tão simples como pareciam inicialmente mas ao longo do semestre o grupo conseguiu desempenhar todas as atividades e por isso acho que avaliação do nosso grupo é 18
​
b) Ao longo do trabalho fomos confrontados com algumas dificuldades que sem duvida exigiram de nós um bom trabalho em equipa para podermos solucionar as questões. Sem duvida este trabalho serviu para me ajudar a criar uma boa dinâmica em grupo e também para adquirir novos conhecimentos informáticos.
Daniela Reis
a) Individual- Desde o início do semestre até à realização da última atividade, procurei dar o melhor de mim, de forma a que todos os trabalhos estivessem no seu melhor e colaborando com os meus colegas. Assim sendo, penso que seria justo um 17.
(Grupo)- Embora tivessem surgido algumas dificuldades na organização e elaboração de algumas atividades propostas pela professora, penso que conseguimos sempre “passar por cima”, e o resultado foi bom. Desde o início, que optamos pela simplicidade, de forma a que todo o nosso trabalho fosse de fácil acesso a todos. Neste sentido, e visto o resultado final do trabalho, penso que a nota justa seria um 18, fruto do nosso empenho/desempenho.
b)O portefólio digital proposto pela professora à primeira vista parecia algo fácil e que seria feito num instante. Porém, penso que à medida que começamos a construir o site, foram surgindo algumas dificuldades, uma vez que era uma plataforma que a maioria de nós ainda não tinha usado. No entanto, considero que isto é um aspeto muito positivo, pelo facto de ser útil para o futuro, em qualquer empresa que possamos trabalhar, a elaboração de um site e a sua respetiva gestão, são fundamentais. Também cada atividade, tinha a sua complexidade por serem coisas “novas”, o caso do wikipedia e do vídeo, por exemplo; no entanto, são atividades as quais nos fizeram adquirir e aprofundar os nossos conhecimentos.
Miguel Rocha
a) Individual- Ao longo do semestre participei e colaborei em todas as atividades que nos foram propostas. Procurei trabalhar eficazmente, de forma, a contribuir da melhor forma em tudo aquilo que tinha que fazer. Sempre me empenhei e tive um bom desempenho, quer nas atividades individuais, como nas de grupo. Desta forma, acho que merecia um 17.
​
(Grupo)- O nosso grupo realizou sempre as tarefas, da maneira que eram propostas e sugeridas pela professora. Tivemos maior dificuldade na criação do wikipedia, que de certa forma, foi o que acabou por atrasar a conclusão do portefólio. Na minha opinião, merecemos o 18.
b)Visto que já tinha conhecimento de alguns sites e tinha uma pequena noção de como era a sua criação, fiquei entusiasmado com a proposta de trabalho da professora, ou seja, a criação do portefólio digital de suporte à aprendizagem. A meu ver, é uma ideia inteligente, porque assim estamos em contato com as novas tecnologias que estão cada vez mais em desenvolvimento, e temos que as “acompanhar”. Neste sentido, esta unidade curricular, na minha opinião, tem um papel fundamental para a nossa formação, no sentido de nos preparar para o futuro.